FOBIAS, MEDOS, ANGÚSTIA DE ANIQUILAMENTO, E ANGÚSTIAS IMPENSÁVEIS. Berenice Ferreira Leonhardt de Abreu

INTRODUÇÃO

“Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, convence-se de que os mortais não conseguem guardar segredos. Se os lábios estão mudos, eles tagarelam com as pontas dos dedos; a traição força seu caminho por todos os poros.” Freud (apud Peter Gay, 1989, pág. 17).

Quem observa um fóbico vê a angústia escapulindo pelo seu corpo através do suor, ou da manipulação constante das mãos, ou da movimentação das pernas que não conseguem parar quietas, ou da preparação do corpo para uma fuga imediata de algo que o ameaça ou ainda por tremores, gagueira, perda da fala, deslocamento para um objeto, corpo rígido, etc..
Quando ainda não havia feito a minha formação em psicanálise, mas já me interessava pelo assunto, li alguns livros que falavam dos medos, fobias e angústias de sujeitos que pareciam revelar um sofrimento constante. Um destes livros foi “Medo da Vida” de Alexander Lowen (1980), que nos descreve vários relatos de casos para ilustrar os tipos de medos que para ele fazem parte do enfrentamento da vida: medo de viver e de morrer; medo do fracasso; medo do sucesso; medo do sexo; medo da insanidade; etc.. Todas as descrições destes medos são fundamentadas com teorias psicanalíticas que demonstravam as angústias presenciadas pelo autor e vividas pelos pacientes. Assim, para ele não havia muita diferença entre medo e angústia.
Durante a minha formação e depois da mesma, li muitos outros autores que não distinguem muito bem a diferença entre os termos, mas que acredito não ser muito relevante na nossa área, já o que importa é o sofrimento humano e como cuidar do mesmo, e não dar “nome aos bois”. No entanto, pretendo contribuir com àqueles que têm alguma dificuldade com estes conceitos, porque na história do estudo psicanalítico da fobia nos deparamos com um quadro complexo, através da pesquisa feita em vários dicionários de psicanálise, bem como livros que abordam o assunto, conforme segue abaixo.

Comentários desativados em FOBIAS, MEDOS, ANGÚSTIA DE ANIQUILAMENTO, E ANGÚSTIAS IMPENSÁVEIS. Berenice Ferreira Leonhardt de Abreu

Arquivado em Artigos - Psicanálise, Berenice Abreu

Os comentários estão desativados.